“Na base do governo, o PDT poderá eleger três estaduais e três federais”, diz Luciano Pinheiro
Uma das principais lideranças do PDT na Bahia, o ex-prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro, defendeu o apoio da Executiva estadual do partido ao governo Jerônimo Rodrigues (PT). Ele afirmou que as conversas nesse sentido estão bem adiantadas.
“O diálogo está acontecendo entre o governador e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), com alguns prefeitos e com os comandos do partido nacional e estadual. Na base do governo, o PDT poderá eleger três estaduais e três federais em 2026. Será melhor para nós”, disse Luciano ao Política Livre, durante a posse da nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, na sexta-feira (28).
O ex-prefeito, que será candidato a uma cadeira na Assembleia em 2026, declarou que, dos oito prefeitos do PDT, apenas a de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, está hoje mais próxima da oposição. “Mesmo assim, iremos dialogar com ela para construir um partido forte e representativo”.
Questionado se não seria um obstáculo para a adesão ao Palácio de Ondina o fato de a sigla compor hoje a base do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), Luciano Pinheiro disse que a discussão é “sobre o futuro, e não o passado”. O pedetista salientou que nem mesmo a criação da Secretaria do Mar, para a qual foi nomeada a ex-vereadora Andréa Mendonça, irmão do presidente do PDT baiano, deputado federal Félix Mendonça Júnior, atrapalha as articulações com Jerônimo.
“Eu acredito que não é impeditivo. O PDT faz parte da base do prefeito porque apoiou Bruno Reis em 2024. Temos a vice-prefeita Ana Paula Matos e quadro vereadores. A Executiva nacional do partido também apoiou este movimento. Agora, estamos tratando de 2026, da eleição estadual. Não vai ser um cargo que vai segurar o partido. Os interesses do PDT estão acima disso, pois queremos o melhor para a população baiano”, concluiu.
Política Livre
Comente essa notícia