Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Delegado Nilton Tormes é exonerado após investigação por sumiço de fuzis; entenda





Fuzis apreendidos em Caji, Lauro de Freitas
Fuzis apreendidos em Caji, Lauro de Freitas Crédito: Divulgação Polícia Civil

Após tomar conhecimento de que ar armas estavam escondidos num matagal, uma equipe do Depom e do CORE (Coordenação e Operações e Recursos Especiais), autorizado pela delegada-chefe, foram até o local. No total, oito agentes, incluindo o delegado. Naquele momento, PMs também participaram desta ação. "Quem passou as informações para o delegado foi o cabo (do Detran). Ele conhecia Nilton e fez a 'ponte'. Ele conhece outros policiais militares, que passaram o 'informe'", conta a fonte.  

 Após sumiço de fuzis, delegado Nilton Tormes é exonerado do cargo de coordenador do Depom Crédito: Marina Silva/Arquivo CORREIO

O delegado Nilton Tormes e Araújo não é mais o coordenador do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom). Sua exoneração do cargo foi publicada nesta quarta-feira (26), no Diário Oficial do Estado da Bahia. A notícia foi antecipada pelo CORREIO no dia 22 de março, após o nome do delegado ter sido vinculado a uma denúncia de sumiço de fuzis apreendidos numa operação e nas mortes de informantes.  A saída de Tormes do alto escalão da Polícia Civil não o impede de exercer a função, conforme revelou uma fonte ao CORREIO. "Ele será afastado apenas do cargo de comissão e continuará exercendo a função de delegado. Só não sei para onde ele vai", conta a fonte, em entrevista no último dia 22. Ainda na sexta, após a denúncia do desaparecimento de arsenal de fuzis, além de duas execuções,  foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Depom e na casa dele, no bairro da Pituba. Agentes levaram o computador e um pen drive. Já na residência, recolheram um celular.    

A investigação contra Tormes foi iniciada pela Corregedoria da Polícia Civil, ainda sob o comando da então delegada-geral Heloísa Brito.  O delegado passou por unidades importantes em Salvador, com a 12ª Delegacia (Itapuã), 16ª DP (Pituba) e 4ª DP (São Caetano), além da Região Metropolitana, como a 20ª DP (Candeias). 

Além de Tormes, um cabo da Polícia Militar lotado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), também alvo da denúncia, teve os mandados cumpridos em sua residência.  A Corregedoria da Polícia Militar também participou da ação. Exoneração foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 26 Crédito: Reprodução

Em nota, a Polícia Civil da Bahia disse que" confirma ter realizado o cumprimento de um mandado de busca visando apurar denúncias sobre conduta irregular de policiais". "As invAlém dos fuzis, foram apreendidos uma submetralhadora e 10 kg de pasta-base de cocaína.  "O CORE afirma que o que foi recolhido é o que foi apresentado. A operação foi à noite, numa mata fechada e ninguém sabia ao certo a quantidade de fuzis", pontua a fonte. 

Mortes e extorsão 

Ainda segundo a denúncia, dois homens, que informaram à PM a localização das armas, foram sequestrados e mortos, numa "queima-de-arquivo". As vítimas são Jeferson Sacramento Santos e Josenal Santos Souza e teriam envolvimento com a criminalidade. 

Logo depois, a mulher de um deles procurou a Delegacia Especializada em Antissequestro da PC. Segundo ela, estava sendo vítima de extorsão por parte dos PMs. A partir daí, foi iniciada a investigação nas corregedorias das polícias Civil e Militar. 

No dia 29 de agosto do ano passado, um capitão do Departamento Pessoal, um soldado da 37a CIPM/Liberdade e PM da reserva, investigado pela prática de extorsão mediante sequestro, foram presos durante cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão nos bairros de Brotas, Nova Brasília, Itapuã, e em Caji, no município de Lauro de Freitas.    

Junte-se à nossa comunidade de leitores comprometidos com o jornalismo local de qualidade.Assine agora, apoie nossa equipe premiada e tenha acesso a análises exclusivas. Faça parte do melhor do jornalismo baiano!estigações continuam em sigilo visando total esclarecimento dos fatos", diz a nota.

Comente essa notícia