Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Autoridades prestigiam posse de Francisco Netto no TCM na próxima segunda-feira

 


O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Cynthia Resende, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos, os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e outras autoridades devem prestigiar, na próxima segunda-feira (10), a sessão solene que marcará a posse do conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto na presidência do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. Na sessão, marcada para as 14h, tomarão posse também o conselheiro Mário Negromonte, como vice-presidente, e o conselheiro Plínio Carneiro Filho, como corregedor. Os três foram reeleitos para compor a Mesa Diretora do TCM no biênio 2025-2027.

Além de autoridades do estado, deverão participar da cerimônia, dirigentes das entidades representativas dos tribunais de contas, como Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, e da Abracom – Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios; e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

A posse ocorre numa data que marca o aniversário de 54 anos de fundação do TCM, que foi constituído por iniciativa do então governador da Bahia, Luiz Viana Filho, em 1971. Durante a cerimônia, além dos integrantes da Mesa Diretora, serão empossados o presidente da 1ª Câmara, conselheiro Paulo Rangel, o presidente da 2ª Câmara, conselheiro Ronaldo Sant’Anna; o presidente da Escola de Contas, conselheiro Nelson Pellegrino e a conselheira Aline Peixoto na Ouvidoria Geral do TCM.

Eleito por unanimidade, este é o sétimo mandato que o conselheiro Francisco Netto irá cumprir no comando do TCM, ao longo dos últimos 26 anos. Ele dirigiu pela primeira vez a Corte em 2001. Para ele, no entanto, isto só aumenta a sua responsabilidade, diante dos desafios – que se renovam – a serem enfrentados para que a Corte de Contas continue a cumprir, de forma exemplar, o seu dever constitucional de fiscalizar e contribuir para dar mais eficiência às administrações públicas municipais.