Em Salvador, Lula celebra futebol nordestino e revela: "só tenho uma divergência com a maioria dos baianos, eu sou Vitória
Em agenda em Salvador nesta quinta-feira (17), o presidente Lula (PT) fez a alegria dos torcedores rubro-negros baianos e confirmou sua torcida pelo Vitória. Em entrevista à Rádio Metropole, o petista celebrou o momento que vive o futebol nordestino e contou o motivo de ter acabado desistindo de morar na Bahia.
“Eu só tenho uma divergência com a maioria do povo da Bahia, é que eu sou torcedor do Vitória e a maioria é torcedor do Bahia. Se tiver mais investimento, um pouco mais de preparo, a Bahia vai participar da elite do futebol brasileiro. O que eu acho extremamente importante, não só para a Bahia, eu acho que o Nordeste tem que ter uma maior participação do cenário futebolístico nacional. Eu fico muito feliz com o crescimento do Ceará, do Forteleza [...] e lamento que Pernambuco não tenha nenhum time hoje na série A, tudo na série B”, disse o presidente.
Ainda segundo o presidente, foi na Bahia, na segunda vez que ele visitou o estado, em 1978, que teve a ideia de criar o PT. “Vim participar do congresso dos petroquímicos e foi aqui, nessa cidade, que eu tive a ideia de que estava na hora dos trabalhadores de criar um partido político. E daquela ideia, daquele movimento, surgiu o PT em 1980”, relembrou.
Lula confirmou a informação de que cogitou morar na Bahia e chegou até a procurar imóveis. Mas, segundo ele, sua equipe e conselheiros o orientaram a permanecer em São Paulo. “Mas aí o pessoal disse que eu não podia sair de São Bernardo, que eu nao podia ir pode ir pro Rio porque é perigoso, não podia ir pra Salvador porque é longe, que eu tinha que ficar em São Paulo. Eu terminei ficando em São Paulo. O pessoal achou que politicamente é importante ficar em São Paulo, porque é o estado da federação, é a população”, contou.