PGR denuncia mulher que pichou “Perdeu, mané” em estátua do STF
A Procuradoria-Geral da República (PGR) ofereceu denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Débora Rodrigues dos Santos, flagrada enquanto escrevia a frase "Perdeu, mané" a estátua da Justiça, localizada em frente ao STF em 8 de janeiro de 2023.
A mulher foi presa pela Polícia Federal (PF) em 17 de março de 2023, durante a 8ª fase da Operação Lesa Pátria, que mira envolvidos nos ataques às sedes dos três Poderes. Além dela, outros 31 suspeitos também foram presos na mesa data.
A frase escrita na estátua havia sido uma referência à resposta do ministr Luís Roberto Barroso do STF a bolsonaristas que teriam o hostilizado durante uma viagem aos Estados Unidos. Em relatório divulgado no dia em que completou-se um ano dos ataques, é apontado que sua prisão preventiva foi renovada em junho de 2023.
Entre os crimes supostamentes cometidos por ela estão citados no relatório os de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.