Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Governo planejava pedido de desculpas público nos 60 anos do golpe militar antes de veto de Lula



 O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) organizava um pedido público de desculpas a vítimas da Ditadura Militar entre as ações marcadas para os 60 anos do golpe militar. Os atos foram vetados pelo mandatário como tentativa de evitar confronto com militares com o avanço das investigações sobre uma tentativa de golpe de Estado. As informações são da Folha de S. Paulo.

O Ministério de Direitos Humanos planejava desde 2023 ações interministeriais e o lançamento de uma campanha com uma data definida. O slogan da ação, "60 anos do golpe 1964-2024 - sem memória não há futuro", chegou a ser registrado em um texto interno da pasta.

Em um dos documentos elaborados para a campanha, o titular da pasta, Silvio Almeida, solicitava uma ação em conjunto com governo e sociedade civil. Outro documento, planejava uma série de ações que já forma tomadas pelo governo em forma de promover as reparações do regime militar. Ministérios eram convidados a organizarem novas atitudes e pedidos públicos de desculpas.

"Convidamos os Ministérios a formularem atos reparatórios, de reconhecimento e/ou desculpas públicas a setores da população atingidos pelas violências da ditadura militar. A ação concatenada comporá o calendário de atos em memória a tal período", diz trecho do texto.