Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Não há motivos para associar trombose com as vacinas da Covid-19”, explica especialista



 O angiologista e cirurgião vascular Ronald Fidelis explicou que hormônios femininos estão entre os fatores de risco para desenvolvimento da trombose, doença que provoca a formação de coágulos sanguíneos em veias das pernas e coxas. O médico participou do Metropole Saúde desta terça-feira (7).

“Os hormônios femininos geram uma capacidade maior de formar coágulos porque a fisiologia pede isso, se uma mulher usa anticoncepcional, faz tratamento hormonal com indicação, esse tratamento sempre vão trazer uma chance maior de trombose, se a mulher tem várias gestações, pode gerar trombose”, explicou durante a entrevista. Ainda de acordo com o médico, outros fatores de risco para a população em geral são o uso de cigarros, o estresse, sedentarismo, sobrepeso e alimentação inadequada.

Durante a entrevista, Ronald Fidelis explicou que não há motivos para associar trombose com as vacinas de Covid-19 e que as chances de ser acometido pela doença pode ser maior para aqueles que se contaminaram com o coronavírus. “Uma coisa é uma relação causal, uma coisa leva à outra. Outra é relação casual. Às vezes, a trombose acontece por outras razões na pessoa que tomou a vacina”, afirmou.