Abrir faculdade de Medicina virou maneira fácil de ganhar dinheiro no Brasil, diz novo presidente da ABM
O recém-eleito presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Robson Moura, expressou críticas à expansão descontrolada das faculdades de Medicina no Brasil. Ele ressaltou que o país atualmente ocupa a posição de segundo maior número de instituições médicas no mundo.
“Aí pergunta qual o primeiro [país]? A Índia, que tem um 1,2 bilhão de pessoas, a gente tem 200 milhões. Por que tem tanta faculdade? Porque é uma maneira fácil de ganhar dinheiro”, declarou Robson Moura nesta terça-feira (28), em entrevista à Rádio Metropole.
Robson Moura contou ainda que muitos médicos no Brasil têm se formado em faculdades no Paraguai, Argentina e Bolívia, com formação duvidosa. E essas instituições, em sua maneira, pertencem a empresários brasileiros, segundo ele. “Eu fico preocupado de qualquer um de nós ter um mal-estar e ser atendimento por um médico que teve formação extremamente deficitária”, acrescentou.
O cirurgião oncológico Robson Moura será empossado como presidente da ABM na próxima quinta-feira (30), no Wish Hotel, às 19h30. Atual diretor administrativo da entidade, ele foi eleito para o triênio 2024-2026, em votação ocorrida entre os dias 9 e 16 de agosto deste ano.