Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Bahia registra ao menos 77 mortos em confrontos policiais no mês de setembro


 


pelo menos 77 pessoas morreram em confrontos policiais no mês de setembro na Bahia, 92% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado (40). De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, que monitora ações violentas em Salvador e outros 13 municípios da Região Metropolitana (RMS), foram contabilizadas 68 mortes até a última quinta-feira (28). O levantamento não inclui, por tanto, outras nove mortes: cinco ocorridas em Acajutiba na terça-feira (26), uma em Salinas da Margarida e três em Salvador - as últimas quatro registradas nesta sexta-feira (29).

Na capital baiana, dois suspeitos foram mortos por policiais militares após confronto no bairro de Nova Brasília, durante a Operação Alvorada, deflagrada na madrugada desta sexta. Segundo a Polícia Militar (PM-Ba) foram apreendidos um revólver calibre 38, com quatro munições usadas e uma intacta, uma pistola 9mm e uma mochila com porções de cocaína, maconha e uma balança de precisão.

terceira morte registrada em Salvador nesta sexta ocorreu no bairro de Valéria, mesma localidade onde cinco pessoas morreram há 15 dias, entre eles o policial federal Lucas Caribé, que ganhou repercussão nacional. Policiais militares, civis e federais da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) realizaram uma operação no bairro que terminou com um homem morto após confronto, um preso e apreensões de drogas, armas e celulares.

Já a vítima de Salinas das Margaridas chegou a ser socorrida para uma unidade de saúde após trocar tiros com policiais do 23° Batalhão de Polícia Militar (BPM), mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital, segundo informações da guarnição. Os PMs faziam uma ronda quando se depararam com o suspeito armado.

A PM afirma que os cinco mortos em Acajutiba eram suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e foram interceptados durante a operação Operação Paz, que apreendeu seis armas de fogo, maconha, cocaína e crack na localidade conhecida como Estrada do Cumbe.