Bahia registra ao menos 77 mortos em confrontos policiais no mês de setembro
pelo menos 77 pessoas morreram em confrontos policiais no mês de setembro na Bahia, 92% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado (40). De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, que monitora ações violentas em Salvador e outros 13 municípios da Região Metropolitana (RMS), foram contabilizadas 68 mortes até a última quinta-feira (28). O levantamento não inclui, por tanto, outras nove mortes: cinco ocorridas em Acajutiba na terça-feira (26), uma em Salinas da Margarida e três em Salvador - as últimas quatro registradas nesta sexta-feira (29).
Na capital baiana, dois suspeitos foram mortos por policiais militares após confronto no bairro de Nova Brasília, durante a Operação Alvorada, deflagrada na madrugada desta sexta. Segundo a Polícia Militar (PM-Ba) foram apreendidos um revólver calibre 38, com quatro munições usadas e uma intacta, uma pistola 9mm e uma mochila com porções de cocaína, maconha e uma balança de precisão.
A terceira morte registrada em Salvador nesta sexta ocorreu no bairro de Valéria, mesma localidade onde cinco pessoas morreram há 15 dias, entre eles o policial federal Lucas Caribé, que ganhou repercussão nacional. Policiais militares, civis e federais da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) realizaram uma operação no bairro que terminou com um homem morto após confronto, um preso e apreensões de drogas, armas e celulares.
Já a vítima de Salinas das Margaridas chegou a ser socorrida para uma unidade de saúde após trocar tiros com policiais do 23° Batalhão de Polícia Militar (BPM), mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital, segundo informações da guarnição. Os PMs faziam uma ronda quando se depararam com o suspeito armado.
A PM afirma que os cinco mortos em Acajutiba eram suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e foram interceptados durante a operação Operação Paz, que apreendeu seis armas de fogo, maconha, cocaína e crack na localidade conhecida como Estrada do Cumbe.