Bancada da Bala quer repetir propostas do governo Dilma em novo decreto de armas Segunda-Feira,
Foto: Ricardo Stuckert / PR
A Bancada da Bala, grupo do Congresso Nacional que defende o armamentismo, está desejando derrubar as restrições impostas pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao acesso da população a armas de fogo. Para isso, segundo o jornal O Globo, os parlamentares querem adotar propostas da administração de Dilma Rousseff (PT), em 2015.
Na época, a proposta de Dilma queria facilitar a renovação do uso de armas, estabelecendo novas regras para a concessão dos registros. O texto do projeto permitia, por exemplo, que motoristas de caminhão, parlamentares, servidores do Judiciário e agentes de trânsito pudessem usar armas.
Na ideia da Bancada da Bala, seria incluída nesse projeto de Dilma a permissão de porte de armas no trajeto de casa até o clube de tiros, trecho que não existia na proposta de 2015.
A expectativa é conseguir diminuir as restrições impostas por Lula, depois que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), conseguiu negociar com o governo a construção de um novo texto para substituir, nos próximos dias, o decreto restritivo a armas.