O bispo Vanderley Santiago, de 53 anos, irmão do pastor Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, morreu de COVID-19 nesta segunda-feira (28/6), na cidade de São Carlos, em São Paulo.
Segundo a prefeitura do município, Vanderley procurou atendimento no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho no domingo (27/6). Nesta segunda, foi transferido para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Santa Felícia, onde sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu.
Ainda de acordo com a administração municipal, ele estava infectado com o coronavírus e recebeu a primeira dose da vacina em 16 de junho. Ainda não há informações sobre o enterro.
Seu irmão, Valdemiro Santiago, é investigado pelo Ministério Público Federal por indícios de estelionato. Em 2020, o líder religioso anunciou que a Igreja Mundial do Poder de Deus tinha sementes de feijão com supostos poderes de cura da COVID-19, em valores predeterminados de R$ 100 a R$ 1.000.
Para o MPF, houve prática abusiva da liberdade religiosa, ao colocar em riscos a saúde pública e induzir fiéis a comprarem um produto sem eficácia comprovada.