Regras para velórios em cemitérios municipais são alteradas
As modificações estão sendo informadas aos familiares no momento do agendamento. Entre as alterações estão a redução do tempo da cerimônia de sepultamento para até dez minutos e com, no máximo, dez pessoas mantendo a distância mínima de dois metros entre os presentes.
Durante as cerimônias, é obrigatório a permanência do caixão fechado durante todo o velório. Para mortes confirmadas por COVID-19 não há velório, sendo a urna retirada do carro da funerária seguindo direto para a sepultura.
Para manter a limpeza dos cemitérios municipais, a Limpurb tem realizado, uma vez por semana, a higienização completa com hipoclorito de sódio das estruturas físicas. Foram distribuídos 39 equipamentos de proteção individual (EPIs) para servidores da área administrativa e coveiros, sendo estes orientados de como manusear o caixão durante o sepultamento. Para diminuir aglomerações, os funcionários estão trabalhando por escala.
Sendo a média de treze sepultamentos por dia, até o final de maio, a Semop irá entregar cerca de 480 novas gavetas no cemitério de Plataforma e mais 120 gavetas na unidade de Paripe. Durante a quarentena, os cemitérios permanecem abertos ao público durante os horários de agendamento e sepultamento, 8h às 16h, ou até o último funeral.
Os agendamentos podem ser feitos através dos telefones (71) 3322-1037, 3266-2194 ou 3202-5472.