Aeronáutica divulga novo concurso com 180 vagas
Saiu o novo edital do concurso da Aeronáutica para o exame de admissão ao curso preparatório de cadetes do ar do ano de 2020. Oferta é de 180 vagas, sendo 160 reservadas aos homens e 20 para as mulheres. Interessados devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino fundamental e não ter menos de 14 anos e nem completar 19 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula no curso.
As inscrições no concurso da Aeronáutica serão recebidas entre os dias 4 e 23 de abril de 2019, exclusivamente pela internet, através dos sites do Comando da Aeronáutica (www.fab.mil.br) e da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br).
Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 60, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 30 de abril, observado o horário de funcionamento da rede bancária.
Provas do concurso da Aeronáutica
A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática e língua inglesa, além de redação.
O exame será aplicado no dia 7 de julho de 2019 nas cidades de Belém/PA, Barbacena/MG, Recife/PE, Natal/RN, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, Pirassununga/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Manaus/AM, Boa Vista/RR e Porto Velho/RO.
O concurso da concurso da Aeronáutica ainda contará com as seguintes avaliações, eliminatórias:
- inspeção de saúde;
- exame de aptidão psicológica;
- teste de avaliação do condicionamento físico;
- procedimento de heteroidentificação complementar;
- validação documental.
Informações sobre o curso preparatório
O curso preparatório de cadetes do ar destina-se a preparar jovens para o ingresso no curso de formação de oficiais aviadores. Ele será realizado em 2020, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena / MG.
O curso terá duração de três anos, sob o regime de internato, sendo equivalente ao ensino médio regular do Sistema Nacional de Ensino, e abrangerá instruções nos campos geral e militar.
Durante a realização do curso, o aluno fará jus à remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.
O aluno que concluir com aproveitamento o curso preparatório de cadetes do ar fará jus ao certificado de conclusão do ensino médio e poderão concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do curso de formação de oficiais aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).