Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Com 12 óbitos confirmados na Bahia, Gripe H1N1 é tema de audiência na Assembleia Legislativa

[Com 12 óbitos confirmados na Bahia, Gripe H1N1 é tema de audiência na Assembleia Legislativa]



A Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia realizará uma audiência pública na próxima terça-feira (24), às 10h, na sala das Comissões, para debater a atuação da secretária da Saúde frente ao tratamento e combate a proliferação do vírus causador da gripe H1N1, que já acometeu 12 mortes na Bahia.
A medida foi de autoria do presidente do colegiado, deputado estadual Alex da Piatã (PSD). “A ideia é chamar os técnicos da secretaria da Saúde do Estado para que possam nos explicar o real cenário da gripe no Estado e quais ações estão em andamento para a prevenção. Temos que ter noção para podermos propor ações que ajudem a amenizar um eventual crescimento do H1N1 na Bahia”, disse Alex. 
Foram confirmados casos de H1N1 em 16 municípios e os óbitos ocorreram em cinco deles. Salvador registrou oito (8) óbitos. Os outros municípios foram Camaçari (1); Lauro de Freitas (1); Saúde (1) e Serrinha (1).
VACINAÇÃO - A audiência coincide com o período de início da vacinação contra o H1N1 de grupos prioritários. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa no dia 23 de abril e termina 1º de junho, tendo o dia 12 de maio como o Dia D de mobilização nacional. Este ano, acontecerá a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem por objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções trazidas pelo vírus da influenza.
De acordo com a Sesab, a meta é de vacinar 90% do público alvo, formado por 3,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários: indivíduos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.