Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Ensaio fotográfico com tema escravidão causa revolta


Um ensaio fotográfico de debutante, onde uma adolescente branca aparece vestida de sinhá e dois jovens são caracterizados como escravos causou revolta nas redes sociais, nesta quinta (15). O caso aconteceu em Belém, no Pará. As imagens foram compartilhadas no Instagram Stories pelo perfil Cerimonial Lorena Machado. Ao ver a publicação, diversos internautas compartilharam a imagem com demonstrações de indignação.

Após a repercussão, o Cerimonial Lorena Machado tornou privada sua conta no Instagram e emitiu uma nota em que pede perdão pelo ocorrido. Confira abaixo o comunicado.
“Na data de ontem, 14.03.2018, o Cerimonial Lorena Machado acompanhado de seus parceiros de trabalho participaram de um ensaio fotográfico de um aniversário de 15 anos, cujo tema é Imperial Garden. Após o término do ensaio e publicação de trechos dele, presenciamos a veiculação dessas imagens como uma reprodução do período escravocrata e forma de racismo. Diante dos ocorridos, com total humildade, estamos vindo a público nos retratar e pedir PERDÃO. Jamais foi nossa intenção fazer qualquer retratação que levasse a entender que a escravidão foi algo bom em nossa história. Tínhamos a única intenção de retratar o período histórico do Império que, infelizmente, tinha escravidão. Mas, graças a outros olhares, percebemos que fomos infelizes nessa reprodução. Erramos, sim! E admitimos nosso erro. Como todo ser humano, estamos passíveis de erros e acertos. Desta vez erramos, e feio! Pedimos perdão a todos os negros, negras, descendentes, pardos e pardas e a qualquer pessoa que tenha se sentido atingida por nossa publicação. Não foi nossa intenção agredi-los ou ofendê-los, mas admitimos que fizemos. E viemos humildemente pedir o perdão de vocês. Agradecemos os comentários feitos para que pudéssemos identificar e entender onde erramos, foi essencial para que crescêssemos. No mais, pedimos perdão novamente e o Cerimonial Lorena Machado estará sempre aberto a críticas e elogios, pois eles que nos fazem crescer e amadurecer como seres humanos e profissionais.”