Integrantes da facção BDM são presos e quase R$ 2 milhões são apreendidos durante operação em Ribeira do Pombal
Na manhã desta quinta-feira (7), oito homens foram presos, além de R$ 1,8 milhão e carros apreendidos em Ribeira do Pombal. Esse foi o resultado de uma operação policial deflagrada por equipes formadas por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Nordeste) e da Polícia Civil. Eles cumpriram sete mandados de prisão e 21 de busca e apreensão.
O alvo, segundo os agentes, foi a facção conhecida como Bonde do Maluco (BDM). Além de assaltos e tráfico de drogas, o grupo ainda é apontado por diversos homicídios de membros de facções rivais. Das oito prisões, sete foram em cumprimento de mandados expedidos no curso das investigações, que duraram quatro meses, e um aconteceu em virtude de flagrante dos crimes de adulteração de veículo e receptação.
Os presos são: Cícero de Santana, vulgo “Júnior Capeta”, José Marcos, o “Marquinho do Pombalzinho”, Adeildo Alves, o “Morcegão”, Alessandro Santos, o “Sandro do Cego”, Marcelo Rocha, vulgo “Marcelo Cabeça”, Antônio Carvalho, Tiago Conceição e Ednaldo Gama, o “Naldinho”.
O BDM é uma facção criada em Salvador e responsável principalmente por tráfico de drogas e homicídios. O grupo foi criado dentro da Penitenciária Lemos Brito pelo assaltante de banco José Francisco Lumes, o “Zé de Lessa”.