PREFEITO DE BIRITINGA VAI A BRASILIA CONSEGUE LOGRAR EXITO PRO SEU MUNICIPIO
O Prefeito Municipal de Biritinga (Celso da Sucam), esteve em Brasília para participar da Mobilização Nacional dos Prefeitos, para tratar do Resumo da Pauta Municipalista, sendo elas (Executivo Auxílio Financeiro aos Municípios - AFM), Câmara, (Precatórios: (PEC212/2016) Pisos do Magistério: (PL3776/2008),Residuos Sólidos: (PL2289/2015), Senado: Emendas do FPM: (PEC61/2015) 1% do:
FPM(PEC29/2017), Atualização dos Programas Federais: (PEC66/2015 e Congresso Derrubada do veto ao Encontro de Contas.
O evento ocorreu na quarta feira dia (22) em Brasília. O evento foi motivado pela crise financeira que interfere diretamente no funcionamento dos serviços públicos das cidades brasileiras. Na ocasião participaram cerca de quase (2) mil Gestores , os quais almejaram que o Planalto concedesse por meio de Medida Provisória, o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), de forma emergencial, no valor de R$ 4 bilhões.
Positividade
Caso o recurso de de (4) bilhões sejam liberados, cerca de R$ 373,8 milhões será encaminhado aos municípios baianos. “Esperamos uma resposta positiva do Governo Federal, pois estamos enfrentando dificuldades para administrar nossos recursos, sendo que precisamos honrar os nossos compromissos, e os atrasos nos repasses têm impacto direto em nossa gestão;, avaliou o Prefeito de Biritinga.
CONFIANÇA
A expectativa do movimento foi que nos dias (22) e (23) ocorresse a discussão dos vetos presidenciais, em sessão conjunta do Congresso Nacional, e que ao mesmo tempo fosse derrubado o veto ao Encontro de Contas (30/2017). Para a (UPB) a União dos Prefeitos da Bahia, o Encontro de Contas permite que os Municípios conheçam o verdadeiro e exato valor de suas dívidas previdenciárias, permitindo uma subtração entre débitos e créditos dos Municípios com a União, resultando no real valor da dívida, e no exato montante das parcelas que devem ser descontadas, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com o intuito de quitá-la.
SOLICITAÇÃO
Aproveitando a oportunidade, o Prefeito solicitou do Deputado Federal Fernando Torres, que junto aos demais Deputados, pudessem lutar e cobrar junto com os Prefeitos sobre a situação que estavam sendo enfrentadas pelo Poder Executivo. Pois segundo ele os municípios não poderão perder, e sim pelo contrário, ter êxito, e isso só será possível se o Presidente da República, entender que é preciso recuar.
CONVERSA
Participaram da conversa, o Prefeito (Celso da Sucam), Deputado (Fernando Torres), Elmo Paz prefeito de (Irecê), Rogério prefeito de (Santo Estêvão), Dival Pinheiro prefeito de (Lamarão) e Presidente do (Consisal),
Cristiano Vereador de (Santo Estêvão), Murilo França Vereador de (Irecê).
FONTE: ASCOM.
REDAÇÃO: ASCOM.