Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Carro-bomba deixado na porta da Assembleia seria retaliação de facção criminosa contra lei dos bloqueadores nas cadeias

A Segurança Pública do Ceará apura a possibilidade de um atentado  planejado por uma facção criminosa contra a Assembleia Legislativa do Ceará, quando uma carga explosiva dentro de um veículo roubado foi deixada nas proximidades do prédio daquela instituição, na noite de segunda-feira (4). Seria uma retaliação à aprovação de uma lei que determina o bloqueio de celulares nos presídios.
O carro-bomba foi descoberto depois que a Polícia recebeu uma ligação anônima.  A equipe Anti-Bombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), pertencente ao Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque),  foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e  fez a remoção do material explosivo. Segundo os militares, eram cerca  de 13 quilos de emulsão de explosivos análogo à dinamite.  A explosão, se acontecesse, traria conseqüência  gravíssimas.
O carro roubado foi deixado estrategicamente  a poucos metros da sede da AL, no cruzamento da Avenida Desembargador Moreira com a Rua Francisco Holanda.  O Gate teve que bloquear todo o quadrilátero formado, ainda, pela Avenida Pontes Vieira e Rua Tomás Acioli. O trabalho arriscado e minucioso levou cerca de três horas, sendo concluído na madrugada de hoje.
A desativação do artefato foi feito por um robô. O equipamento foi recebido pela Polícia Militar do Ceará através de doação do Ministério da Justiça ainda como parte do plano de segurança para a Copa do Mundo de 2014.
Um braço mecânico manipulado através de controle remoto fez a retirada do material explosivo, que, em seguida, foi transportado cautelosamente para a sede do Gate, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O artefato é do mesmo tipo que vem sendo utilizado por bandidos na explosão de bancos no Interior do Estado.
Ainda de acordo com o supervisor do Comando do Policiamento da Capital, tenente-coronel Solonildo Uchoa, o carro onde estava o material explosivo, um veículo de marca Up está no cadastro dos roubados.