Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

EUA aprovam primeira droga de nova classe de remédios para diabetes tipo 2


Com o nome comercial de Invokana, medicamento aumenta a quantidade de glicose excretada na urina e, assim, diminui as taxas de açúcar no sangue

Estudo mostra que as crianças podem confundir guloseimas com remédios. Professores também estão sujeitos ao erro
Tratamento: Primeiro medicamento de nova classe de drogas para tratar diabetes 2 é aprovado nos EUA (ThinkStock)
O Food and Drug Administration (FDA), órgão americano que regula medicamentos e alimentos, aprovou na última semana o primeiro remédio de uma nova classe de drogas para o diabetes tipo 2. O medicamento, que será vendido com o nome de Invokana pela Janssen Farmacêutica, trata a doença de uma forma diferente, impedindo que o açúcar no sangue seja reabsorvido pelo rim e fazendo com ele seja excretado pela urina.

Saiba mais

DIABETES TIPO 2
Enquanto a diabetes tipo 1 ocorre pela falta da produção de insulina, na do tipo 2 a insulina continua a ser produzida normalmente, mas o organismo desenvolve resistência ao hormônio. É causada por uma mistura de fatores genéticos e pelo estilo de vida: 80% a 90% das pessoas que têm o tipo 2 da diabetes são obesas.
Grande parte das drogas utilizadas atualmente para controlar a condição age estimulando a produção ou melhorando a ação da insulina. Esse hormônio, secretado pelo pâncreas, ajuda na absorção da glicose pelas células e, assim, controla as taxas de açúcar no sangue. Pessoas com diabetes tipo 2, porém, apresentam resistência à ação da insulina.